Afegão em busca de asilo causa atropelamento em massa

X/@theinformant_x
X/@theinformant_x
COMPARTILHE
13/02/2025 10:20 | 4 min de leitura


Em Munique, um requerente de asilo afegão atropelou uma multidão de pessoas que participavam de um comício de greve do sindicato Verdi. Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas.

Entre eles há um “número indeterminado” de pessoas gravemente feridas, disse um porta-voz do corpo de bombeiros de Munique. Ainda não é possível descartar que alguns dos feridos estejam em situação de risco de vida. Uma pessoa foi reanimada no local.

O primeiro-ministro da Baviera confirmou ter sido um ataque. O prefeito de Munique, Dieter Reiter (SPD), disse que havia crianças entre os feridos. “Estou profundamente chocado”, disse Reiter. “Meus pensamentos estão com os feridos.”

O vice-presidente da polícia Huber compartilhou detalhes do crime com a imprensa. Segundo relatos, um veículo policial conseguiu proteger parte do grupo de manifestantes Verdi.

 

O veículo usado no crime aproximou-se por trás, acelerou até a altura do carro da polícia e depois colidiu contra o fundo do grupo. A polícia então disparou um tiro contra o veículo. Segundo o vice-presidente Huber, o autor do crime é um requerente de asilo afegão de 24 anos.

O primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (CSU), falou de um incidente “terrível”. “Suspeita-se que tenha sido um ataque”, disse Söder à imprensa. Ele rezou pelas vítimas e agradeceu à polícia.

O atentado ocorreu na área do cruzamento entre Dachauer Straße e Seidlstraße, no centro da cidade, não muito longe da Estação Central de Munique.

Um jovem foi levado pela polícia. Até agora, a polícia não tinha pistas sobre outras pessoas que pudessem estar envolvidas no incidente. Isto foi dito por um porta-voz da polícia em referência a postagens correspondentes nas redes sociais.

Testemunhas oculares falaram de dois homens, um dos quais foi baleado pela polícia e levado preso.” Segundo outra testemunha ocular, os policiais atiraram na janela do veículo usado no crime porque a porta estava trancada.

Segundo testemunhas oculares, o motorista também atropelou uma mulher com uma criança.

“O motorista foi preso no local e atualmente não representa mais perigo”, disse a polícia. O carro é um Mini Cooper. O para-brisa e o teto estão muito danificados. O motorista teria atropelado a multidão por volta das 10h30, horário local.

A polícia montou um ponto de coleta de testemunhas e está pedindo ao público que forneça vídeos.

O atentado ocorreu no contexto de preparativos para a Conferência de Segurança de Munique, que reúne a elite da diplomacia mundial, que começa na quinta, 13.

Fonte: O antagonista

Leia também