Lula (PT) removeu oficialmente o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Mayer, e transferiu para Genebra, na Suíça. A decisão foi publicada no diário oficial desta quarta-feira (29).
Lula (PT) removeu oficialmente o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Mayer, e transferiu para Genebra, na Suíça. A decisão foi publicada no diário oficial desta quarta-feira (29) #CNNNovoDIa pic.twitter.com/jLSfDWjjg6
— CNN Brasil (@CNNBrasil) May 29, 2024
Embaixador em Israel desde agosto de 2023, Frederico Duque Estrada Meyer, foi removido do seu posto e acaba de ser nomeado Representante Especial do Brasil na Conferência Especial do Desarmamento, órgão na ONU sediado em Genebra.
A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
Na semana passada, Celso Amorim, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, já havia indicado numa entrevista que Meyer seria removido.
Em princípio, a embaixada em Tel Aviv passa a ser chefiada pelo ministro-conselheiro e encarregado de negócios Fábio Farias. É um diplomata, mas de nível inferior ao de um embaixador. Desta forma, o governo brasileiro quer passar uma mensagem óbvia: a de que rebaixou suas relações com Israel.