A apresentadora Ana Maria Braga surpreendeu os telespectadores ao revelar que já foi fumante. Em uma participação no programa Conversa com Bial, da Globo, ela contou que decidiu abandonar o vício em 2023 e que, inclusive, precisou passar por uma cirurgia no final do ano passado em decorrência do cigarro.
“Eu estava com as veias entupidas. Tudo por causa do cigarro! Coloquei três stents nas duas pernas e depois de oito meses um deles entupiu e eu ainda não tinha parado de fumar”, revelou a apresentadora.
Como o cigarro afeta a circulação
A médica cirurgiã vascular e angiologista Cristienne Souza, da Venous, revela que o problema é bastante comum. “O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças vasculares. A nicotina, um dos principais componentes do cigarro, provoca a vasoconstrição. Isso aumenta a resistência ao fluxo sanguíneo e pode elevar a pressão arterial”, explica.
Segundo ela, o cigarro causa danos ao endotélio, a camada interna das artérias, facilitando a formação de placas ateroscleróticas que podem obstruir o fluxo sanguíneo e levar a condições graves como oclusão arterial periférica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Além disso, o fumo aumenta a viscosidade do sangue, elevando o risco de tromboses venosas e arteriais. “O monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro também reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio, exacerbando os efeitos da aterosclerose”, completa a especialista.
Fonte: Metrópoles