O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu nesta 4ª feira (5.fev.2025) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), para ajudar a solucionar a questão da violência no Rio de Janeiro.
A fala se dá depois de o republicano afirmar que pretende “assumir o controle” da Faixa de Gaza. O congressista comparou o Rio ao território do Oriente Médio e disse que o local também precisa da ajuda do norte-americano.
“Vou marcar oDonald Trump aqui para lembrá-lo que aqui no Rio de Janeiro também há uma ‘Faixa de Gaza’, vai que ele resolve nos ajudar também!”, escreveu Flávio em seu perfil no X.
EUA vão “assumir” Gaza
Na 3ª feira (4.fev), Trump afirmou que seu governo pretende “assumir o controle” da Faixa de Gaza. Também voltou a defender a realocação dos palestinos para países vizinhos e descreveu a região como uma “área de destruição”.
“Os EUA vão assumir o controle da Faixa de Gaza e serão responsáveis por desativar todas as bombas não detonadas e outras armas no local. Além disso, promoverão o desenvolvimento econômico para gerar empregos e moradias ilimitadas para a população da região”, disse Trump. O presidente também afirmou que, “se necessário”, poderá enviar tropas para Gaza.
A fala foi criticada por aliados e adversários do republicano. Na ONU, o secretário-geral da organização, António Guterres, classificou a ideia como uma “limpeza étnica”. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou em “genocídio” em Gaza e que não acredita que os EUA devam “tentar cuidar” da região.
Fonte: Poder360