Após fala contra judeus, presidente do PSTU é condenado a 2 anos de prisão; ENTENDA O QUE ELE DISSE
REPRODUÇÃO GAZETA BRASIL
A Justiça Federal em São Paulo condenou José Maria de Almeida, presidente do PSTU, por um discurso feito em ato na Avenida Paulista em outubro de 2023.
🔍 O QUE ELE DISSE:
“Todo ato de força, todo ato de violência do povo palestino contra o sionismo é legítimo. (…) Colocar um ponto final no estado sionista de Israel.”
⚖️ A CONDENAÇÃO:
▪️ 2 anos de prisão em regime aberto
▪️ Crime: racismo (Lei 7.716/89)
▪️ Juiz: Massimo Palazzolo (4ª Vara Criminal Federal)
📝 O QUE DISSE O JUIZ:
“As mensagens transmitidas demonstram teor degradante, generalista e preconceituoso em relação à comunidade judaica e ao movimento sionista. Crítica ao Estado de Israel, por si só, não configura antissemitismo.”
🏛️ QUEM ACIONOU A JUSTIÇA:
Confederação Israelita do Brasil (Conib) e Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp)
🗣️ O QUE DIZ O PSTU:
“Vai recorrer da decisão. A condenação não tem sustentação. Defender o fim do Estado de Israel não significa pregar contra o povo judeu. O partido não vai retroceder.”
📌 QUEM É JOSÉ MARIA:
Fundador e presidente do PSTU. Foi candidato à Presidência em 1998, 2002, 2010 e 2014.
com informações de Gazeta Brasil
