Da mesma forma, acontecerá com o Festival de Quadrilhas Juninas e o Festival Gastronômico Junino. Repita-se: todos os eventos do São João de Natal terão acesso gratuito para a população, sem nenhum tipo de cobrança de ingresso.
O processo de chamamento público, lançado através da modalidade de maior oferta, é destinado exclusivamente à ocupação de espaços publicitários e de camarotes privados. Chamamento, aliás, que está aberto à participação de qualquer empresa interessada em participar. Trata-se de um modelo adotado com êxito em eventos já consolidados em outros Estados, como nas festas de São João de Campina Grande (PB).
Desta forma, num processo amplo, transparente e democrático, a Prefeitura do Natal estabelece diálogos com parceiros da iniciativa privada e desonera o investimento público, uma vez que praticamente todos os itens da estrutura do evento terão que ser garantidos por quem pretender explorar economicamente tais espaços, gerando uma economia aos cofres públicos. Um formato que redunda em benefícios diretos, sobretudo com o incremento da economia criativa na cidade, além de garantir uma programação cultural de qualidade à população em uma data tão tradicional para o povo nordestino.
Ainda sobre o chamamento público em aberto, as empresas interessadas estão convidadas a participar de todo o processo. Os formulários estão disponíveis no www.natal.rn.gov.br e www.blogdafuncarte.com.br até o dia 22 de maio de 2023.