A aprovação de Lula vem caindo desde o início de 2024, mas, desta vez, a queda foi brusca, de acordo com o instituto Datafolha. Em dois meses, a aprovação do petista caiu de 35% para 24%. Esse é o menor nível atingido por Lula em seus três mandatos presidenciais.
A reprovação do petista também é recorde: subiu de 34% para 41% desde a última pesquisa do instituto, divulgada em dezembro de 2024.
A pesquisa ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, em 10 e 11 de fevereiro, e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Crise do Pix
A pesquisa captou o impacto da crise do monitoramento do Pix, que eclodiu em janeiro e levou o governo a suspender a normativa da Receita Federal que previa a fiscalização de movimentações acima de 5 mil reais por mês.
Outros institutos já tinham indicado o impacto da crise do Pix na popularidade de Lula, mas nenhum tinha mostrado uma queda tão brusca na aprovaçnao do presidente.
Nem no mensalão
Levando em conta os três mandatos presidenciais de Lula, sua pior avaliação foi atingida em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, quando o índice de ótimo e bom chegou a 28%. O maior índice de ruim e péssimo (34%) até então tinha sido registrado em dezembro de 2024.
A queda de popularidade desta vez também ocorreu com grande intensidade no Nordeste, região ode Lula costuma ter os melhores resultados eleitorais. Sua avaliação de ótimo ou bomfoi de 49% para 33%.
Fonte: O Antagonista