O Brasil tem muito que evoluir para corrigir enormes desigualdades. Políticas identitárias são bem-vindas e necessárias. Isto é, devemos dar atenção também às minorias. Já defendi em diversos artigos a importância da igualdade e da liberdade — somos todos iguais, independentemente da raça, gênero, sexo ou religião.
As reivindicações da comunidade LGBTQIAPN+ são legítimas, pois nosso país tem o maior número de assassinatos dessa população. Covardia que chama? Sei que além do direito à vida, ainda têm que lutar pela igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, pelo casamento, pelo fim do preconceito, pelo respeito e muito mais. Essas causas têm aderência em boa parte dos brasileiros.
É natural que na ânsia de pleitear melhores condições, a comunidade LGBTQIAPN+ possa, eventualmente, bater na porta errada — ao meu ver, essa porta é a do banheiro das escolas.
Essa pressão na classe política fez o governo federal divulgar uma orientação a respeito do uso dos banheiros por pessoas transexuais nas escolas. É fácil perceber uma rejeição enorme da população a essa orientação, inclusive por não ser um pleito de todas as pessoas que estão nessa condição. A pergunta que devemos fazer é se essa polêmica não vai criar uma indisposição a causas mais relevantes. Por que a classe política, que está próxima à comunidade, não questiona? Simplesmente porque eles têm medo de perder votos.
Você, membro da comunidade LGBTQIAPN+, pode argumentar se tem ou não o direito de pleitear o que quiser. Minha resposta é que têm, sim. Da mesma forma que no jogo de xadrez você pode mover qualquer peça sua no tabuleiro, mas não deve. É necessário refletir bastante antes de cada jogada, pois algumas peças podem atrapalhar o resultado da partida. A escolha de cada peça depende de quais movimentos contrários ela vai provocar. Sendo assim, sempre escolhemos a peça que, se movimentada, trará maiores benefícios ou menores danos, certo? Isso é estratégia.
Pouco importa se você é rei ou rainha, no xadrez da vida ganha quem tiver bom senso.
Marcus Aragão Instagram @aragao01