O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que pediu o arquivamento do processo contra André Janones (Avante-MG) após denúncia de “rachadinha”, já classificou a prática como corrupção e passível até mesmo de cadeia. Em uma postagem de 2021 em seu perfil no X, Boulos escreveu: “Rachadinha é corrupção. E mais uma das muitas razões para Bolsonaro ir para a cadeia!”.
No caso de Janones, porém, Boulos afirma que a denúncia não deve ser levada adiante no Conselho de Ética da Câmara. O psolista argumenta que não cabe ao colegiado analisar o tema porque o episódio ocorreu na legislatura passada. Revelada pela coluna em novembro de 2023, a gravação na qual Janones cobra parte do salário dos assessores foi feita em 2019, no início do primeiro mandato do mineiro como deputado.
Veja a publicação:
“Não havia decoro parlamentar se não havia mandato à época”, argumentou Boulos, em seu parecer apresentado ao Conselho de Ética da Câmara nesta quarta-feira (16). O relatório do psolista não foi votado devido aos pedidos de vistas feitos pelos deputados Alexandre Leite e Cabo Gilberto.
Mencionada por Boulos, a denúncia que envolvia Bolsonaro foi arquivada pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.
Fonte: Metrópoles