Brasil é escolhido para sediar mais uma Copa do Mundo; VEJA

(Reuters/Athit Perawongmetha)
(Reuters/Athit Perawongmetha)
COMPARTILHE
17/05/2024 12:59 | 4 min de leitura


A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) anunciou na madrugada desta 6ª feira (17.mai.2024) a escolha do Brasil como país sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito pelo presidente da organização, Gianni Infantino, durante evento em Bangkok, na Tailândia.

O Brasil obteve 119 votos, ante 78 votos da candidatura rival, formada por Alemanha, Holanda e Bélgica. Esta foi a 1ª vez que a escolha da sede foi realizada por meio do voto das federações nacionais. Antes, a decisão era tomada pelos 36 integrantes do antigo Comitê Executivo. Na Tailândia, 207 países votaram. Os 4 países candidatos não participaram da votação.

Apoiada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a candidatura brasileira usou o slogan “Uma Escolha Natural”.

A comitiva brasileira em Bangkok é composta:

  • pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues;
  • pelo ministro do Esporte, André Fufuca;
  • pela gerente de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino;
  • pela única atleta a disputar 7 Copas do Mundo da Fifa, a jogadora Formiga; e
  • pelos consultores Valesca Araújo, Jacqueline Barros, Manuela Biz e Ricardo Trade.

“Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da Fifa pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, disse o presidente da CBF.

COPA DO MUNDO FEMININA DA FIFA
Essa será a 1ª vez que a Copa do Mundo Feminina da Fifa será realizada na América do Sul. O Brasil já organizou 2 Mundiais masculinos: de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. Outros 32 países participarão da 10ª edição do evento, que será realizado em 10 cidades brasileiras.

A última Copa do Mundo Feminina foi sediada na Austrália e na Nova Zelândia em julho e agosto de 2023, e consagrou a seleção da Espanha como campeã. O Brasil caiu na fase de grupos.

Antes de o torneio chegar à Oceania, ele havia sido sediado por China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França.

A Espanha é a atual campeã mundial, juntando-se a Estados Unidos, Alemanha, Japão e Noruega como as seleções que já ergueram o troféu. Os EUA são os maiores campeões do torneio, com 4 títulos, enquanto a Alemanha foi campeã duas vezes.

Fonte: Poder360

Leia também