No mais recente ciclo do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), realizado em 2023, alunos do 4º e do 8°ano participaram de uma avaliação internacional que busca medir o desempenho em Matemática e Ciências.
O Brasil ficou entre os piores países nesse ranking global que apresenta o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental.
A média dos alunos brasileiros no 4º ano de Matemática foi 400, o que deixa o país entre as cinco menores notas, a frente apenas de Marrocos, Kuwait e África no Sul. No 8º ano, o Brasil fica com a laterna, empatado com Marrocos, com apenas 378 pontos.
Geórgia, Casaquistão, Chile, Irã, Jordânia, Árabia Saudita e Palestina foram alguns dos países que tiveram desempenho melhores do que o Brasil nas duas etapas avaliadas em Matemática.
Apenas 49% dos estudantes brasileiros atingiram pelo menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.
TIMSS
O TIMSS, além de examinar o conhecimento acadêmico puro, valoriza a capacidade de raciocínio e a resolução prática de problemas. O formato da prova inclui tanto perguntas objetivas quanto dissertativas, com adaptações linguísticas para cada país participante.
O exame não apenas avalia o conhecimento adquirido nas disciplinas básicas mas também avalia a compreensão mais ampla dos fenômenos naturais e matemáticos que cercam os estudantes no dia a dia.
Para estudantes do 8º ano, o exame inclui álgebra, análise de dados e probabilidade. As questões passam a exigir o domínio sobre frações, decimais e porcentagens. Em termos geométricos, são cobrados cálculos de perímetros, áreas e volumes.
Na área das Ciências, as perguntas abrangem tópicos como Biologia celular, fotossíntese, uso da tabela periódica em Química e conceitos fundamentais de Física como eletricidade e força. Ainda há uma parte significativa do teste dedicada a temas relacionados à Terra e ao espaço sideral.
Fonte: O Antagonista