Cinco enfermeiras que trabalham juntas descobrem tumor cerebral ao mesmo tempo

Getty Images
Getty Images
COMPARTILHE
20/09/2025 19:22 | 2 min de leitura


Cinco enfermeiras que atuavam na maternidade do hospital Newton-Wellesley, na região de Boston, nos Estados Unidos foram diagnosticadas com tumores cerebrais. Os casos, todos benignos, levantaram suspeitas de que o ambiente de trabalho poderia estar relacionado aos diagnósticos.

As cinco profissionais atuavam no quinto andar do hospital, onde fica a maternidade. Além delas, outros funcionários relataram problemas de saúde. No total, 11 pessoas que trabalham ou trabalharam no setor foram entrevistadas desde o início de abril.

Diante da coincidência, o hospital Newton-Wellesley iniciou uma investigação em parceria com autoridades de saúde e segurança do estado. Máscaras descartáveis, água, salas de raio-X e áreas de quimioterapia próximas foram analisadas, mas nenhum risco ambiental foi identificado.

“Com base nos resultados, podemos afirmar com confiança ao nosso time e a todos os pacientes que não há risco ambiental no nosso hospital”, afirmou a administração do centro médico em nota.

A Associação de Enfermeiros de Massachusetts, no entanto, disse que os testes feitos pelo hospital não foram suficientes. O sindicato afirma ter recebido mais de 300 relatos de funcionários do hospital e que vai conduzir uma investigação independente.

Segundo o grupo, poucos trabalhadores foram ouvidos durante a apuração do hospital e nem todos os possíveis fatores foram avaliados.

Leia também