Com 264.254 vagas, Sisu abre inscrições nesta segunda-feira (22); saiba como se inscrever

Juca Varella/Agência Brasil
Juca Varella/Agência Brasil
COMPARTILHE
22/01/2024 07:45 | 4 min de leitura


O Ministério da Educação (MEC) abre nesta segunda-feira (22) as inscrições do Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada). São 264.254 vagas em 127 instituições públicas de educação superior. O cadastro é gratuito e os interessados em participar têm até às 23h59 do dia 25 de janeiro se inscrever. 

O processo seletivo contempla os estudantes que participaram do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha da conta Gov.br.

Neste ano, o Sisu oferece a possibilidade de inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. Assim, para concorrer a todas as vagas oferecidas no ano, os candidatos devem se inscrever durante um único período. O resultado da chamada única será divulgado em 30 de janeiro.

Vagas

As informações detalhadas das vagas estão disponíveis na página do processo seletivo. Na plataforma, é possível ver as disponibilidades por curso, turno, início das atividades letivas, instituição, local e modalidade de concorrência.

Classificação

A classificação dos candidatos será feita com base na média da nota do Enem. O sistema executa a seleção dos estudantes até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Todos os candidatos inscritos na modalidade da Lei de Cotas serão classificados conforme o desempenho no Enem, além do perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da lei. A ideia é beneficiar, sem distorções, os candidatos que realmente fazem jus à política compensatória para acesso ao ensino superior.

Todas as 127 instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Cronograma completo do Sisu 2024

• Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro

• Resultado da chamada regular: 30 de janeiro

• Matrícula da chamada regular: 1 a 7 de fevereiro

• Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Com informações do R7

Fonte: Portal Grande Ponto

Leia também