Inseridos nas tendências de moda e práticos para atividades cotidianas, os tamancos da Crocs são escolhas confortáveis para os jovens dos Estados Unidos irem à escola. Entretanto, os calçados têm motivado distrações entre os estudantes, colocando a marca na mira do corpo docente das instituições estaduais.
Nos Estados Unidos, é comum que os estudantes escolham peças de roupas confortáveis, até pijamas, para passarem o dia letivo. Nesse cenário, os calçados slip-on feitos de espuma se tornaram a principal escolha entre os alunos, mas os tamancos preocupam os docentes por um simples motivo: os estudantes não param de tropeçar.
Boa parte das escolas são feitas com piso vinílico, que, em contato com o material emborrachado da Crocs (patenteado pela marca como Croslite), causa uma forte aderência ao chão, derrubando qualquer um que usa o calçado. Os casos de acidentes com os Clogs são tão comuns que se tornaram trend no TikTok, com filmagens de estudantes caindo ou exemplificando as quedas de forma humorística.
Como resposta aos incidentes, escolas em mais de dez estados baniram as Crocs como uma medida protetiva aos alunos. Outro problema levantado pelas instituições são os Jibbitz — os acessórios presos ao calçado —, pois os estudantes realizam trocas e customizam seus modelos durante o período de aula, além das confusões motivadas pelos mesmos.
Uma das instituições que tomou providências, a LaBelle Middle School, em Port La Belle, na Flórida, adicionou uma restrição específica aos calçados no código de vestimenta da escola. “Não são permitidos Crocs”, destaca o dress code escolar, após enfatizar o uso de calçados justos ao pé e com proteção no calcanhar.
O futuro da Crocs
Segundo analistas do mercado, caso o banimento da marca alcance proporções maiores, a medida pode impactar diretamente os lucros da empresa. Já no relatório deste trimestre — que contempla o período de volta às aulas de 2024 nos Estados Unidos — apresentado pela Crocs em 29 de outubro, as vendas da marca cresceram apenas 0,4%, marcando o ponto mais baixo desde 2020.
Apesar do quadro atual, a empresa reconquistou o prestígio entre os jovens durante a pandemia da Covid-19 devido às colaborações inusitadas com artistas, personagens e até outras marcas de setores variados como a Pringles. As estratégias adotadas pela Crocs em 2023 resultaram em um amento de 47% na receita anual da marca, em comparação com o mesmo período de 2022.
Uma saída para a Crocs pode ser investir nos calçados fechados, que já fazem sucesso entre os fashionistas. Criar versões mais simples que mantenham a proposta prática e confortável pode mudar a imagem da marca entre as instituições e docentes.
Fonte: Metrópoles