Com 42,6°C, Cuiabá foi a cidade mais quente do Brasil nesse sábado (7) e registrou um novo recorde de calor para 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último recorde registrado na capital foi em agosto, quando a cidade marcou 41,8°C. (Veja lista completa abaixo).
Cuiabá (MT) 42.6°C
Santo Antônio do Leverger (MT) 41.6 °C
São José do Rio Claro (MT) 41.1 °C
Aquidauana (MS) 41.0 °C
Coxim (MS) 41.0 °C
Rosário Oeste(MT) 40.9 °C
Água Clara (MS) 40.9 °C
Rondonópolis(MT) 40.7 °C
Porto Nacional (TO) 40.6 °C
Nhumirim (MS) 40.4 °C
Para este domingo (8), Cuiabá deve ter mais um dia de calor intenso, podendo chegar a 40°C. A onda de calor que atua sobre o país deve se intensificar na próxima semana e o Inmet emitiu um alerta vermelho para baixa umidade em 80 cidades do estado, com umidade relativa do ar abaixo de 12%, grande risco de incêndios florestais e à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é que a umidade fique entre 60% e 70%.
Previsão de calor para setembro
Com uma primeira semana de setembro marcada por mais uma onda de calor, a previsão indica que o mês deve ser de tempo muito seco em boa parte do país e temperaturas acima da média.
Veja a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês:
Chuvas
As chuvas devem ficar acima da média apenas na faixa norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na região sul.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, estão previstas chuvas muito próximas ou abaixo da média para o período.
O cenário também tende a favorecer o aumento do número de queimadas, que já está elevado em todo o país.
Temperaturas
Para as temperaturas, a tendência é de um mês com marcas acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor. Em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as temperaturas médias podem ultrapassar os 30ºC.
Fonte: G1