Distrito ‘fantasma’ no Ceará só tem uma viatura e nove policiais

📸 Google Maps / reprodução

Desde julho deste ano, o distrito de Uiraponga, no município de Morada Nova, no Ceará, tornou-se uma espécie de “cidade fantasma”, com a expulsão de cerca de dois mil moradores como parte de uma guerra entre facções. Desde a expulsão, a segurança no distrito é feita por apenas uma viatura e nove policiais, que se revezam em turnos de três homens.

A viatura fica estacionada na Escola de Ensino Básico (EEB) Francisco Galvão de Oliveira, em Uiraponga. A escola está sem aulas desde a expulsão dos moradores. Também estão fechados o posto de saúde e a igreja católica do distrito.

Segundo o governo do Ceará, a situação no distrito está pacificada. Mesmo assim, os moradores nunca voltaram ao local. Atualmente, só cinco famílias residem em Uiraponga.

Os moradores foram expulsos em julho deste ano por ordem do traficante José Witals da Silva Nazário, o “Playboy”. A expulsão é parte da guerra entre ele e seu antigo chefe, o traficante Gilberto de Oliveira Cazuza, o “Mingau”.

Ambos integravam a facção “Guardiões do Estado”, ou GDE, um grupo local no Ceará, antes de romperem. A expulsão dos moradores foi ordenada por “Playboy” com o objetivo de desmantelar a rede de apoio que permitia ao bando de “Mingau” permanecer escondido na caatinga.

Segundo investigadores, Mingau e seus comparsas contavam com a ajuda de colaboradores em Uiraponga que levavam remédios, preparavam refeições e alertavam sobre a chegada da polícia.

O distrito de Uiraponga é acessível apenas por estradas de terra. Além de ser um local de difícil acesso, é considerado uma rota de fuga para os criminosos, que usam o distrito para acessar a BR 116 nas proximidades.

Como mostrou a coluna, Playboy foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por constituir organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, receptação e resistência.

COM INFORMAÇÕES DO METRÓPOLES