Efeito Bolsonaro: A pouco mais de um mês de pleito eleitoral, Allyson começa a cair nas pesquisas, em segundo vem Genivan Vale

Foto: Instagram/@genivanvalle
Foto: Instagram/@genivanvalle
COMPARTILHE
30/08/2024 08:05 | 8 min de leitura


Pesquisa de intenções de votos do Instituto Consult/TRIBUNA DO NORTE em Mossoró aponta que as posições dos candidatos a prefeito estão inalteradas. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) lidera a corrida eleitoral na pesquisa estimulada – aquela em que é apresentada a lista de candidatos aos eleitores, com 63,33%, mas caiu 5,17 pontos percentuais (p.p.) entre a primeira pesquisa feita às vésperas da convenções partidárias, nos dias 19 e 20 de julho, quando tinha 68,50%, e a segunda, realizada dia 23 de agosto, depois que os partidos encaminharam pedidos de registros de candidaturas à Justiça Eleitoral.

Mesmo à distância considerável do candidato à reeleição, os outros concorrentes ao pleito majoritário de 6 de outubro, cresceram na preferência de votos dos mossoroenses. Em segundo lugar, o candidado do Partido Liberal (PL), Genivan Vale, saiu de 7,33% em julho para 9,17% em agosto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Lawrence Amorim (PSDB), aparece em terceiro lugar, tinha 4,83% e foi a 6,67%.

Já os dois candidatos que apareciam com percentual zero na primeira pesquisa, Irmã Ceição (PRTB) e Victor Hugo (UP), contam agora, respectivamente, com 0,5% e 0,17%. Os eleitores indecisos são 10,5% e os que disseram não votar em nenhum dos candidatos são 9,67%, na pesquisa de agosto. Em julho eram 6,50% e 9,33% em julho. Na pesquisa estimulada de julho constavam os nomes dos vereadores Zé Peixeiro e Tony Fernandes, que tinham 2,33% e 1,17%, mas desistiram de concorrer a prefeito.

Já a pesquisa espontânea, em que o entrevistador não apresenta nomes e pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito, o resultado da pesquisa de agosto mostrou os seguintes resultados: Allyson Bezerra, 59,17%; Genivan Vale, 6,17% e Lawrence Amorim, 4,17%. Os indecisos eram 20,67¨e nenhum dos candidatos, 9,5%.

A pesquisa espontânea de julho mostrou Allyson Bezerra com 57,0%; Genivan Vale. 2,83% e Lawrence Amorim, 2,67%. Outros candidatos, 0,5% e não souberam dizer 6,50% e nenhum candidato 9,33%.

A pesquisa Consult/TN também mostra os percentuais de rejeição dos candidatos, que são os seguintes na primeira amostragem: Genivan Vale, 18,8%; Lawrence Amorim, 17,5%; Victor Hugo, 10.8%; Irmã Ceição, 7,2% e Allyson Bezerra, 4,0%. Nenhum, 3,5%; não sabe dizer, 42,3% e todos, 11,7%. Em agosto, os números de rejeição eram: Lawrence Amorim, 10,83%; Zé Peixeiro, 8,67%; Genivan Vale, 5,17%; Victor Hugo, 5,0%; Allyson Bezerra, 4,67%; Tony Fernandes, 2,67% e Irmã Ceição, 183%. Nenhum, 3,33%; não sabe dizer, 44,5% e todos, 13,33%.

Primeiro gráfico mostra pesquisa estimulada

Segundo gráfico mostra pesquisa espontanea

Bolsonaro levou multidão ao Alto de São Manoel

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) arrastou uma multidão pelas ruas de Mossoró na noite da sexta-feira (16), encerrando sua agenda no primeiro dia de campanha eleitoral no Estado. Ao lado do candidato a prefeito pelo PL, Genivan Valle, e do senador Rogério Marinho, presidente estadual do partido, o grupo realizou a tradicional descida do Alto de São Manoel.

Nas redes sociais, Rogério considerou o ato como “histórico”. “Juntos fizemos o maior comício da história de Mossoró. Nosso povo não abandona suas raízes e seus valores. Com Bolsonaro e Genivan, lutamos pelo direito de cada brasileiro ter um futuro próspero”, disse o parlamentar.
Antes de chegar a Mossoró, Bolsonaro participou de atividades políticas em Extremoz, Natal e Parnamirim.

No trajeto até a Capital do Oeste, realizou paradas com direito a novas manifestações em Macaíba, Santa Maria, Lajes e Assú. No palanque de Genivan/Nayara estiveam, além de Bolsonaro, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), além dos deputados federais General Girão, Sargento Gonçalves e o deputado estadual, Coronel Azevedo, do PL.

Campanha

O Partido Liberal (PL), que tem como candidato a prefeito Genivan Vale e vice Nayara Gadelha, iniciou a campanha em Mossoró com caminhada no comércio, gravação de programa eleitoral com o marketing e caminhada da Verdade na Baixinha.
Já a campanha de Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB), da coligação Frente Ampla por Mossoró (PSDB/MDB/CIDADANIA/PSB/PT/PCdoB/PV), ocupou os bairros da periferia de Mossoró a partir das primeiras horas da manhã. Lawrence tem apostado no contato direto com o cidadão, o chamado corpo a corpo, para iniciar a sua caminhada à Prefeitura.

Prefeito

A chapa Allyson Bezerra (União)/Marcos Bezerra (PSD), da coligação “Mossoró do Povo” (União Brasil/PSD/Solidariedade/Republicanos/Rede) iniciou a mobilização no início da noite, com caminhada no bairro Planalto 13 de Maio, a partir da Panificadora Lima. Como não se afastou do cargo, o prefeito Allyson não pode participar de mobilização de campanha eleitoral durante o dia, por isso, a sua programação só tem iniciado sempre às 17h.
A campanha de Victor Hugo e Marrocos, candidatos a prefeito e vice-prefeito pela Unidade Popular, foi aberta com panfletagem no centro da cidade, às 6h, seguida de intervenção política “Mossoró é território antifacista”, no comitê de campanha.

Fonte: Tribuna do Norte

Leia também