Em evento na Bahia, Barroso indica que está terminando carreira no STF

Foto: Ascom TJBA
Foto: Ascom TJBA
COMPARTILHE
06/10/2025 18:26 | 4 min de leitura


O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu novo indício de aposentadoria da Corte. Em evento no TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) nesta segunda-feira (6), o ministro disse que está "terminando" sua carreira.

"Esse é um momento muito especial para mim, de muita alegria", disse. "Eu comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui", afirmou.

O contexto da fala do ministro se deu ao relembrar o período em que ele foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, e Barroso passava muitos períodos de visita à sua namorada da época, na Bahia.

"A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair", declarou Barroso durante o XVII Encontro do Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil).

O evento também teve a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).

As especulações sobre a saída antecipada do ministro do Tribunal começaram quando se aproximaram do encerramento da presidência de Barroso sobre o STF.

Barroso tem 67 anos e, pela legislação, pode exercer o cargo de ministro até os 75 anos.

Em diversas ocasiões, o ministro deixou em aberto a possibilidade de saída, em outras, afirmou que não se aposentaria de forma imediata.

Como já mostrou a CNN, Barroso já declarou que prevê sua aposentadoria e planeja um livro de memórias sobre suas vivências.

Fonte: CNN BRASIL 

Leia também