Governo cria plataforma que conecta alunos a autoescolas e instrutores no processo da CNH; VEJA

Crédito da imagem: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, lançou na quarta-feira (6) a Nova Jornada do Instrutor, dentro do programa CNH do Brasil, que entrou em vigor em dezembro de 2025.

No aplicativo, candidatos à primeira habilitação podem se conectar diretamente a instrutores autônomos e autoescolas de todo o país para contratar aulas práticas de direção. A proposta é dar mais autonomia ao aluno na escolha de quem vai ensiná-lo a dirigir, além de reduzir burocracias e custos do processo.

Segundo Santoro, a desburocratização teria provocado uma queda de mais de 70% nos custos operacionais das autoescolas, sem registro de fechamento de empresas desde o início do novo modelo. Ele defende que o sistema amplia o acesso à CNH e reduz barreiras financeiras.

O novo formato mantém a exigência de aulas práticas com instrutores credenciados pelos Detrans. Para atuar como instrutor autônomo, o profissional precisa atender critérios como idade mínima, experiência com CNH, ausência de infrações graves recentes e formação específica.

O sistema também integra registro digital via Renach, com validação de aulas por biometria e GPS, além de permitir consulta pública de instrutores credenciados. Os profissionais passam a ter um perfil digital com histórico, avaliações e credencial nacional.

O aplicativo da CNH do Brasil já reúne cerca de 70 milhões de usuários e mais de 5 milhões de pessoas iniciaram o processo de habilitação desde a implementação do programa, segundo dados do governo.

Com informações de Poder 360