Governo prevê alta de 2,1 milhões de turistas estrangeiros no Brasil

Foto: Blog do BG
Foto: Blog do BG
COMPARTILHE
1681636025 | 2 min de leitura


Foto: BRUNO ESCOLASTICO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O número de turistas estrangeiros no Brasil deve aumentar em 2,1 milhões este ano. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a estimativa é que ocorram 9,7 milhões de passageiros entre abril e dezembro deste ano, um aumento de 26% comparado ao mesmo período de 2022.

Os números constam num relatório feito pela Embratur, com dados da ForwardKeys, um dos principais provedores de análise de dados de viagens do mundo.

Desde o final do mês de março, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, tem dialogado com ao menos 32 companhias aéreas estrangeiras, para incluir novas rotas brasileiras nos destinos.

A avaliação é de que a conectividade aérea é um dos gargalos para o crescimento do turismo internacional. Freixo se reuniu recentemente com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para debater o tema e estruturar políticas que fomentem o aumento do número de turistas no Brasil.

Gastos de turistas no Brasil

Segundo a Embratur, o Brasil atingiu a marca de 1,5 milhão de turistas estrangeiros nos dois primeiros meses deste ano. O registro feito pela Polícia Federal no período é o maior da série histórica, iniciada em 2019.

Em janeiro e fevereiro, os turistas estrangeiros deixaram no país US$ 1,1 bilhão, superando a cifra dos dois primeiros meses de 2020 (US$ 1,06 bilhão), quando ainda não havia pandemia de Covid-19, que foi caracterizada com status pandêmico em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

R7

Leia também