O deputado federal André Janones (Avante-MG) usou suas redes sociais para pedir desculpas à comunidade LGBTQIA+, após protagonizar uma discussão em que trocou xingamentos com o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), na quarta-feira (5), no Conselho de Ética do Câmara dos Deputados.
Na mensagem, publicada na manhã desta quinta-feira (6), Janones disse ter “usado palavras das quais não me orgulho, e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos.”
Ele também afirmou que usou os termos na tentativa de “devolver na mesma moeda” e “espelhar o bolsonarismo”, mas que seguirá trabalhando por “cenas mais honrosas que as promovidas ontem pela truculência dos golpistas de extrema-direita.”
A discussão com Nikolas ocorreu durante a análise de um processo contra Janones, por suspeita de prática de “rachadinha”. A ação acabou arquivada, por 12 votos a 5, o que gerou o desentendimento no plenário do Conselho de Ética.
Além de Nikolas, os deputados Zé Trovão (PL-SC), Éder Mauro (PL-PA) provocaram Janones com gritos de “covarde” e “rachador”, até que começou um empurra-empurra entre os parlamentares.
Em meio ao embate e às trocas de insultos, agentes da Polícia Legislativa intervieram e escoltaram o deputado Janones para fora das dependências do colégio.
Veja a publicação:
NOTA À COMUNIDADE LGBTQIA+
Passado o calor do momento, após um dia sendo atacado pelo ódio daqueles que não aceitam o resultado das urnas, ouvindo com muito sangue frio mentiras, insultos dos mais diversos e até ameaças, eu sinto que devo um pedido de desculpas a quem de fato… — André Janones (@AndreJanonesAdv) June 6, 2024
Fonte: CNN