O Senado Federal lançou um jogo de tabuleiro educativo, em que afirma que os atos do 8 de janeiro foram uma “ameaça à democracia”. O projeto Desafio Senado 200 Anos: Uma Aventura pela Democracia é voltado para estudantes do 5º ano de escolas públicas de todo o Brasil.
Produzido com recursos públicos, o material apresenta em seu tabuleiro uma casa intitulada “8/1/2023: Ameaça à democracia! As sedes dos Três Poderes são invadidas. Fique 2 vezes sem jogar”.
Uma pesquisa Datafolha divulgada em 29 de março de 2024 mostra que 65% dos brasileiros consideram os atos de 8 de janeiro como vandalismo, e não como tentativa de golpe à democracia.
O caso motivou o vereador recém-eleito de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo), a impetrar um pedido via Lei de Acesso à Informação a ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo o documento, enviado nesta quinta-feira, 31, a descrição histórica deve “ser feita com rigor acadêmico e não pode servir a criar narrativas político-ideológicas específicas”.
Fonte: Revista Oeste