A jornalista Márcia Dantas entrou ao vivo no SBT e se emocionou ao ser acusada de fake news pela Globo por conta de uma reportagem feita no Rio Grande do Sul. Nessa terça-feira (7), a jornalista fez uma matéria exclusiva sobre alguns caminhões com doações estarem sendo barrados por ausência de nota fiscal ou excesso de peso.
Veja:
Jornalista Márcia Dantas do @sbtjornalismo:
"Eu estudei jornalismo para ajudar as pessoas"
Estão atacando a jornalista que fez um trabalho, ora vejam só, de jornalismo!!! Um jornalismo que não víamos há muito tempo! Que fiscaliza, que investiga, isento e apartidário. pic.twitter.com/VHKaBo4Ukw — Nívea (@Nivea_SpesEst) May 8, 2024
Novamente agora pela manhã, o SBT em nota informa que "Não Divulgam Fake News". Márcia Dantas está apenas na região para cobrir os fatos e claro, prestar solidariedade dada a gravidade da situação.#ChegaMaishttps://t.co/68cmfyhDxL — 📺 (@OJonhSantos) May 8, 2024
A GloboNews apontou a reportagem como falsa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que veículos com donativos são liberados sem fiscalização. Durante o Tá Na Hora, Regina Volpato aproveitou a presença de Márcia e rasgou elogios à colega de profissão.
Emocionada, Márcia não se segurou. “Obrigada pelas palavras, me emocionei”, declarou. A repórter aproveitou, ainda, para se defender. “Estamos aqui para informar e ajudar nessas doações. Então, em nenhum momento, a gente divulgou fake news”, completou.
Na sequência, ela contou que não esperava a acusação da Globo. “Ontem, nós fomos pegos de surpresa por uma situação informando que a nossa emissora estaria indo de encontro com outras emissoras e fazendo discurso de ódio. Mas, na verdade, não é esse o nosso objetivo”, pontuou.
Márcia Dantas reafirmou que viu caminhões com donativos sendo impedidos de seguir viagem. “A situação dos caminhoneiros, algo que nós flagramos vindo para Santa Catarina, realmente aconteceu. A Agência Nacional de Transportes Terrestres emitiu uma nota dizendo que a multa vai ser anulada e reconheceu que a multa foi feita”, explicou.
Por fim, a jornalista lamentou os ataques nas redes sociais. “Mas, se o nosso jornalismo cometer qualquer erro, nós seremos transparentes, iremos colocar essa informação aqui e consertá-la, pois é o nosso compromisso. Nesse caso, nós não divulgamos fake news, não fomos politizados. E é importante deixar isso muito claro”, encerrou.
Fonte: Metrópoles