O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (13), que os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; e da Rússia, Vladimir Putin, parecem estar “gostando da guerra”. De acordo com o petista, essa conclusão decorre do fato de que os dois líderes dos países em conflito não têm buscado uma solução pacífica para a questão.
Veja:
Lula diz que Zelensky e Putin se recusam a conversar por “estarem gostando da guerra”.
Em entrevista na Suíça, presidente negou que “defenda Putin” e afirmou que negociações pela paz devem ter a presença de Rússia e Ucrânia. pic.twitter.com/KY3VCRaFmI — Metrópoles (@Metropoles) June 13, 2024
"Tem que ter um acordo. Agora, se o Zelensky diz que não tem conversa com Putin, Putin diz que não tem conversa com Zelensky, é porque eles estão gostando da guerra. Senão, já tinham sentado para conversar e tentar encontrar uma solução pacífica", declarou Lula após a 112ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, na Suíça.
Lula também negou que defenda Putin no conflito com a Ucrânia e disse que não tem lado no conflito iniciado em fevereiro de 2022. Recentemente, Zelensky disse não entender o motivo para o Brasil decidir dar prioridade a uma aliança com a Rússia, que, nas palavras do ucraniano, é o “agressor”.
"Eu não faço defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão do país. O que eu não faço é ter lado. O meu lado é a paz", completou o presidente brasileiro.
Fonte: Pleno.News