Três situações envolvendo o Governo Federal, Ministério do Turismo, Petrobras e o Natal Luz provocam grande indignação nos bastidores do maior evento de Natal do país, e nos gestores dos eventos públicos de Gramado.
Conforme apurou a coluna, havia uma conversa do Ministério do Turismo no sentido de a pasta apoiar os eventos públicos de Gramado, como forma de incentivar a retomada após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul e provocaram a paralisação do Turismo gaúcho, e gramadense, por cerca de seis meses.
Ocorre que, nenhum valor foi aportando para o Natal Luz, maior evento de Natal do país. “O MTur (Ministério do Turismo) não aportou nenhum e recurso no Natal Luz. Houve várias tratativas em função da recuperação do Estado e retomada dos eventos e turismo depois da calamidade no Estado. Infelizmente nenhum valor foi aportado“, informou ao Acontece Gramado a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Rosa também confirma que nenhum evento público de Gramado foi selecionado pela Lei Rouanet e pelo edital da Petrobras. “Não fomos selecionados com nenhum projeto da Rouanet Emergencial. E, o edital da Petrobras, também não contemplou nenhum evento de Gramado“, lamentou a gestora dos eventos públicos da cidade.
Neste ano, a Petrobras e o Ministério da Cultura lançaram edital para destinar cerca de R$ 250 milhões para projetos culturais via leis Rouanet e do Audiovisual.
O edital previa aportar recursos em espaços e instituições artístico-culturais e de memória, grupos e coletivos artísticos estáveis, produção e distribuição de longas-metragens, distribuição de longas-metragens em cinema, desenvolvimento do audiovisual e da cultura digital, circuitos de espetáculos artísticos, circuitos de exposições de arte, festivais e mostras e festas populares.
O fato de, nem o Festival de Cinemade Gramado, principal evento de apoio e incentivo ao Cinema Nacional, estar entre os contemplados gerou muita revolta em Gramado.
Para completar o pacote de frustrações com o Governo Federal, uma postagem nas redes sociais foi o estopim para deteriorar ainda mais a relação dos gestores gramadenses com o Ministério do Turismo.
Em um post de 27 de novembro no perfil oficial do Ministério do Turismo, a pasta divulga o Natal como impulso para a retomada econômica do Rio Grande do Sul. “Milhões de visitantes são esperados para apreciar as decorações natalinas pelo estado“, diz a postagem incluindo ainda fotos e datas dos eventos: Sonho de Natal de Canela, Magia do Natal de Nova Petrópolis e Natal da Esperança de Bento Gonçalves.
Para surpresa de todos, o Natal Luz (maior e mais importante evento de Natal do Brasil), não foi sequer citado o que gerou grande revolta nos bastidores. Veja a seguir o post publicado:
Fonte: Acontece Gramado