Mais da metade dos alunos do 2º ano do fundamental não aprendeu a ler

foto: Hugo Barreto/Metrópoles
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30/01/2024 20:28 | 3 min de leitura


Mais da metade das crianças que cursam o segundo ano do Ensino Fundamental ainda não aprenderam a ler e escrever, noticia o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acordo com a pasta, a pandemia da Covid-19 agravou o número de crianças não alfabetizadas no Brasil.

 

Antes da pandemia, o número de crianças não alfabetizadas na faixa etária esperada já era considerado preocupante enquanto marcava 40%. Atualmente, o número aumentou para 56%. Para a oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, a redução dos dias letivos, a dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de orientação especializada são os principais fatores que fazem da pandemia um dos agravantes na educação brasileira.

Em junho de 2023, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que prevê medidas que irão assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a iniciativa ainda pretende combater atrasos de aprendizagem das crianças do 3º, 4º e 5º ano ocasionados pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

 

MEC informou, em nota, que 100% dos estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ainda de acordo com o Ministério, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados ainda no ano passado.

Fonte: Metrópoles

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