Marido de Zambelli deixou cargo por 'doença de parente' há duas semanas

Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil
COMPARTILHE
04/06/2025 07:06 | 3 min de leitura


O marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), Coronel Aguinaldo (PL), secretário de Segurança Pública da cidade de Caucaia, interior do Ceará, pediu afastamento temporário do cargo há duas semanas, em 21 de maio. A justificativa foi a de doença de um parente.

Nesta terça-feira (3), Zambelli anunciou que deixou o Brasil. Segundo a deputada – condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de dez anos de prisão por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) –, ela deve ir à Itália e fixar residência. Posteriormente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu sua prisão preventiva.

De acordo com o Diário Oficial do município, Aginaldo ficaria fora até 30 de maio. O secretário adjunto, Marcos Antonio Jesus, ficou em seu lugar. O parente do coronel que precisava de cuidados médicos não foi especificado — contudo, a própria deputada chegou a citar em entrevista que partiu "há alguns dias" para "buscar tratamento médico".

Aginaldo chegou a disputar a Prefeitura de Caucaia em 2024, mas não obteve êxito.

Ele apareceu em último lugar, com 12,26% dos votos. O coronel também foi responsável por comandar a Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por três anos.

À CNN, a deputada federal afirmou que está nos Estados Unidos e que, de lá, deve ir à Itália. Ela ressaltou ter cidadania italiana e que, por este motivo, não seria extraditada para o Brasil.

Ainda em entrevista, a deputada relatou que algumas das motivações foram seu estado emocional e que pretende retornar ao país para concluir seu mandato.

A reportagem questionou a Prefeitura de Caucaia sobre o retorno de Aguinaldo ao cargo.

Em nota, o Executivo municipal da cidade afirmou que o secretário formalizou um novo pedido de licença para "acompanhar um familiar em tratamento de saúde", e que o retorno ao cargo agora está previsto para 1º de julho.

A CNN entrou em contato com a equipe de Carla Zambelli para confirmar se o marido se encontra no exterior com a deputada e aguarda retorno.

Fonte: CNN Brasil

Leia também