Mark Carney é nomeado primeiro-ministro do Canadá

Foto: EFE/EPA/SPENCER COLBY
Foto: EFE/EPA/SPENCER COLBY
COMPARTILHE
14/03/2025 14:55 | 3 min de leitura


O economista Mark Carney se tornou nesta sexta-feira (14) o 24º primeiro-ministro do Canadá, substituindo Justin Trudeau, após fazer o juramento de posse em uma cerimônia em Ottawa.

Pouco antes da posse de Carney, Trudeau se reuniu em particular com a governadora geral do país, Mary Simon, que atua como chefe de Estado em nome do rei Charles III da Inglaterra, para formalizar sua renúncia após mais de nove anos como premiê.

Além de Carney, os membros de seu novo gabinete, que mantém muitos dos ministros do governo anterior de Trudeau, também foram empossados por Simon. O novo premiê do Canadá chega ao poder com uma reputação de boa gestão econômica à frente de Banco do Canadá e Banco da Inglaterra.

– Hoje estamos criando um governo que é adequado ao propósito. Os canadenses esperam que ajamos, e é isso que nossa equipe fará. Formamos um Conselho de Ministros menor e mais experiente que agirá rapidamente para garantir nossa economia e proteger o futuro do Canadá – escreveu Carney nas redes sociais.

No último domingo, após ser declarado o novo presidente do Partido Liberal com quase 86% dos votos, Carney dedicou grande parte de seu discurso a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo que ele enxerga como ataques à economia e à soberania de seu país.

Uma das primeiras decisões que ele deve tomar como primeiro-ministro é dissolver ou não o Parlamento e convocar imediatamente os canadenses às urnas, já que uma eleição geral está programada para outubro deste ano.

Os liberais canadenses estão em minoria na Câmara dos Deputados, portanto a união dos três principais partidos de oposição – o Partido Conservador, o social-democrata Novo Partido Democrático e o soberanista Bloco Quebequense – poderia ganhar uma moção de desconfiança e provocar eleições antecipadas.

Fonte: Pleno News

Leia também