O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fará um retiro espiritual no fim deste mês. O evento é realizado pelo grupo Brahma Kumaris, um movimento espiritual fundado na Índia em 1937.
O grupo Brahma Kumaris diz ser “a maior organização espiritual conduzida por mulheres”. Fundado por Lekhraj Kripalani, conhecido como Brahma Baba, trata-se de um movimento espiritual em mais de 110 países com sede em Mount Abu, no país asiático. No entanto, o retiro de Barroso não será na Índia.
Brahma Kumaris surgiu com uma liderança feminina inédita. Os bens do fundador foram entregues a um comitê de oito jovens mulheres que passaram a tomar conta da organização. Brahma Baba escolheu colocar as mulheres à frente da instituição desde o início. Ele morreu em 1969.
A prática central do grupo é a meditação Raja Yoga, que busca relaxamento mental e equilíbrio entre o mundo interno e externo.
Desde 1979, a organização tem uma sede em São Paulo. Quem trouxe o movimento para o Brasil foi o professor australiano Ken O’Donnell.
A atuação do Brahma Kumaris é reconhecida pela ONU e tem vínculos com Unicef e Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), participando de debates sobre temas como clima, igualdade de gênero e direitos humanos. As informações são do UOL
Fonte: Pleno News