Uma equipe de pesquisadores encontrou um cardume com cerca de 100 tubarões na manhã desta segunda-feira num espaço de conservação administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no litoral norte de São Paulo.
Os animais estavam a cerca de 40 metros da ilha principal do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes. A descoberta impressionou os mergulhadores pelo número de tubarões encontrados ao mesmo tempo. Um registro do momento foi gravado e compartilhado no Instagram do instrutor de mergulho e fotógrafo Leo Francini.
O aumento de avistamentos de grandes grupos de tubarões nessa localidade foi relatado por pesquisadores do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo no início deste ano. Trata-se de um bom indicativo para o ecossistema, segundo os especialistas.
As condições do arquipélago também são um forte atrativo para os tubarões, devido às características geográficas do local, que conta com a confluência de duas correntes oceânicas, além da riqueza de nutrientes que oferece.
Há cerca de três meses, outros mergulhadores já haviam registrado a presença de 40 tubarões-martelo no litoral norte de SP. Conforme detalhado por especialistas, isso seria um indicativo de que as condições empregadas pela conservação e fortalecimento da área de proteção tem sido efetivas.
Fonte: O Globo