‘Meu estilo de vida’, diz amiga que abandonou jovem no Pico Paraná

Reprodução/Internet

Thayane Smith, amiga de Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que desapareceu no Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, além de confirmar que deixou o jovem sozinho durante a descida da trilha, disse que a decisão foi tomada por ela porque fazia parte de seu “estilo de vida” e Roberto era “lento”.

O jovem havia subido o Pico Paraná na virada do ano com a amiga para assistir ao nascer do sol do primeiro dia de 2026. Durante o retorno, no entanto, os dois se separaram. Ele ficou para trás e nunca mais foi visto.

Em entrevista, a amiga afirmou que decidiu seguir sozinha após considerar o ritmo do rapaz “lento” e porque havia outras pessoas na trilha. Segundo ela, seguir em frente sem esperar o companheiro fazia parte de sua forma habitual de realizar trilhas e corridas em montanha.

A declaração não foi aceita por familiares, montanhistas experientes e equipes de resgate, que apontam que abandonar alguém debilitado em ambiente de alta montanha representa risco extremo.

Relatos colhidos com testemunhas indicam que o jovem apresentou sinais claros de mal-estar durante a subida, incluindo vômitos e cansaço excessivo.

Outros trilheiros chegaram a alertar a amiga sobre a necessidade de permanecer junto dele, já que o Pico Paraná é considerado um ambiente hostil, com mudanças bruscas de clima.

Mesmo assim, a jovem seguiu à frente em ritmo acelerado e fazendo vídeos para as redes sociais. Horas depois, já no acampamento, quando outros montanhistas perguntaram pelo paradeiro do rapaz, a amiga afirmou não saber onde ele estava.

Foi a partir desse momento que o desaparecimento passou a ser tratado como emergência, e o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Fonte: Mirelle Pinheiro/ Metrópoles