Ministros do governo Lula tiram férias e esvaziam a Esplanada dos Ministérios para participar de campanhas

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
COMPARTILHE
29/09/2024 08:44 | 7 min de leitura


Na reta final para as eleições municipais de 2024, ministros do governo Lula intensificam a participação em campanhas. Ao menos 11 auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiraram férias no período entre o final de setembro e início de outubro, que coincide com o primeiro turno, marcado para o próximo domingo (6/10).

O êxodo de membros do primeiro escalão deixou a Esplanada dos Ministérios vazia nessa sexta-feira (27/9), às vésperas do fim do prazo para campanha. Até a posse da nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, teve baixo quórum, com apenas sete ministros presentes — a maioria, mulheres.

Enquanto o presidente se mantém pouco ativo nos palanques, integrantes do governo gastam sola de sapato nas ruas para eleger aliados. Candidatos podem fazer propaganda e atos de campanha até quinta-feira (3/10), três dias antes das eleições.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, viajou à Bahia na sexta para participar de um evento em apoio à candidatura de Adélia Pinheiro (PT), à Prefeitura de Ilhéus. O titular da secretaria também gravou vídeos de apoio a candidatos baianos.

Quem também vai reforçar a campanha em Ilhéus no fim de semana é a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participará de um ato no domingo (29/9). Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve marcar presença na campanha do petista Zé Neto, candidato a prefeito em Feira de Santana.

Campanha no interior

De férias do Ministério do Esporte, André Fufuca (PP) tem se dedicado a eventos de correligionários em municípios no interior do Maranhão. Desde o último final de semana, o auxiliar do presidente passou por ao menos nove cidades.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), também tirou férias para intensificar a participação em atos de campanha. Presidente do PSD em Pernambuco, de Paula tem feito uma peregrinação por cidades pequenas e também tenta eleger a filha Déa de Paula, como vereadora da capital, Recife.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, está de férias até 7 de outubro, um dia após o pleito, e tem focado na campanha do PT no Ceará, onde já foi governador. Além de ter participado junto ao presidente Lula de um palanque para o candidato Evandro Leitão (PT), que disputa a prefeitura de Fortaleza (CE), Camilo esteve em atos para postulantes em Iguatu (CE) e Juazeiro do Norte (CE).

Entre os esforços do ministro, também houve carreatas e a presença dele em uma live do atual governador cearense, Elmano Freitas (PT).

Em Pernambuco, a ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) tem marcado presença em eventos para candidatos alinhados ao partido de Lula. De férias até 4 de outubro, Luciana tem auxiliado na campanha de Vinicius Castello (PT) para a prefeitura de Olinda.

Apesar do PT não compor a chapa de reeleição do prefeito João Campos (PSB), de Recife, a sigla apoia a recondução dele ao cargo e a ministra da Ciência compareceu a agendas de Eduardo no estado.

Corrida em SP

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, também está no período de férias até o fim do primeiro turno eleitoral. O tempo tem sido investido nas candidaturas de Pedro Tourinho (PT), rumo à prefeitura de Campinas (SP), e na de Luiz Fernando Teixeira (PT), para governar São Bernardo do Campo (SP).

Em São Bernardo do Campo, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, também tem contribuído. Haddad atuou como prefeito de São Paulo de 2013 a 2016.

Veja os ministros que tiraram férias às vésperas da eleição:

André de Paula (Pesca e Aquicultura) – 17/9 a 4/10

André Fufuca (Esporte) – 23/9 a 4/10

Camilo Santana (Educação) – 23/9 a 4/10

José Múcio (Defesa) – 28/9 a 4/10

Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) – 27/9 a 4/10

Luiz Marinho (Trabalho) – 16/9 a 4/10

Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) – 30/9 a 4/10

Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) – 30/9 a 4/10

Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) – 23/9 a 6/10

Renan Filho (Transportes) – 30/9 a 4/10

Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) – 26 e 27/9, e de 30/9 a 4/10

Fonte: Metrópoles

Leia também