O atentado contra o ex-presidente Donald Trump no último sábado em um comício eleitoral na Pensilvânia, deve trazer mais incertezas aos mercados financeiros mundo afora, de acordo com economistas ouvidos pelo GLOBO.
Eles concordam que o episódio aumenta a precificação de ativos na direção de maior chance de vitória de Trump na corrida à Casa Branca neste ano e apontam possíveis impactos no câmbio e nos juros, mas pontuam que é preciso acompanhar os próximos dias para avaliar a intensidade da reação dos investidores ao episódio na maior economia do mundo.
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) e atualmente professor da Georgetown University, nos Estados Unidos, lembra que o atentado reforça uma tendência que já estava sendo precificada pelo mercado com o crescimento de Trump nas pesquisas para a presidência dos EUA, como a alta do dólar e aumento do juro de longo prazo em relação ao juro de curto prazo.
— Alta do dólar e dos juros não é bom (para o Brasil). Temos que esperar a abertura dos mercados para ver a extensão dos movimentos, mas acredito que devem ser relativamente discretos.
O Globo