Um frequentador das cavernas do Parque Nacional Carlsbad, no Novo México (EUA), provocou o fechamento da atração turística na semana passada após deixar cair um pacote aberto de snacks numa das galerias.
"Na escala da perspectiva humana, um saco de lanche derramado pode parecer trivial, mas para a vida da caverna pode mudar o mundo", afirmou em nota a direção do parque, visitado por mais de 400 mil pessoas todos os anos.
O saco de Cheetos causou um "impacto enorme" no ecossistema da caverna, acrescentou a direção, de acordo com o "NY Post".
"O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos. Grilos, ácaros, aranhas e moscas da caverna logo se organizam em uma teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e formações ao redor. Os fungos se espalham mais alto nas superfícies próximas, frutificam, morrem e fedem. E o ciclo continua", emendou a nota.
Guardas florestais passaram ao menos 20 minutos removendo os detritos e os fungos estranhos das superfícies da Big Room, a maior câmara de caverna em volume da América do Norte.
Foto: Reprodução/National Park Service
Foto: Reprodução/National Park Service
"Grande ou pequeno, todos nós deixamos um impacto onde quer que vamos. Vamos todos deixar o mundo um lugar melhor do que o encontramos", finalizou a direção do parque.
O site do parque afirma que alimentos e bebidas são proibidos na caverna, exceto água pura, pois atrai animais para áreas da caverna "normalmente não frequentadas por animais selvagens".
Fonte: Extra