O papa Francisco está lentamente recuperando suas forças no hospital, mas precisa "reaprender a falar" após o uso prolongado de terapia de oxigênio de alto fluxo, disse o cardeal Victor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinal do Vaticanonesta sexta-feira (21).
O cardeal descartou as especulações de que o papa se aposentaria e afirmou que ele está voltando a ser como era antes. "O papa está muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo resseca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral está como antes", disse Fernández durante a apresentação de um novo livro de Francisco sobre poesia.
O jesuíta argentino de 88 anos está internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, há cinco semanas devido a uma pneumonia nos dois pulmões. Nesse período, o Vaticano divulgou apenas uma breve gravação dele falando, no dia 6 de março, quando sua voz estava rouca, sem fôlego e difícil de entender.
Na atualização mais recente sobre sua saúde, divulgada nesta sexta-feira, o Vaticano informou que a condição do Papa continua estável, com "melhorias menores na respiração e mobilidade".
A nota confirmou que ele não utiliza ventilação mecânica para ajudar na respiração durante a noite desde segunda-feira (17), mas recebe oxigênio por um pequeno tubo no nariz durante grande parte do tempo.
Ainda não há confirmação oficial sobre quando ele poderá retornar ao Vaticano, e Fernández afirmou que não sabe se ele será liberado a tempo para a Páscoa, que ocorre em 20 de abril.
"Ele pode voltar, mas os médicos querem ter certeza de que ele está pronto, porque ele acredita que, com o pouco tempo que lhe resta, quer se dedicar completamente aos outros, não a si mesmo", disse Fernández.
Francisco tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares devido a ter tido pleurisia quando jovem e ter retirado parte de um pulmão.
Fonte: Folha de S.Paulo