Parlamentar solicita que MP investigue Lula por declaração considerada machista

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
COMPARTILHE
14/03/2025 08:08 | 2 min de leitura


Um deputado da oposição acionou o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) contra Lula pelo comentário machista sobre a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT-PR) como ministra das Relações Institucionais.

Em requerimento enviado na quarta-feira (12/3), o deputado Evair de Mello (PP-ES), membro da bancada bolsonarista da Câmara, pede que o conselho investigue Lula por causa da declaração sobre Gleisi.

No documento, o deputado solicita que o conselho acione o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão abra investigação civil contra Lula por sua fala.

 
Segundo Evair, a afirmação do presidente de que colocou “mulher bonita” na SRI para ter boa relação com o Congresso Nacional reforça “discriminação de gênero e preconceitos partidários”.

“Tais palavras não podem ser naturalizadas, especialmente quando proferidas pela maior autoridade do país. O teor misógino da declaração contribui para a perpetuação da cultura de discriminação e desqualificação das mulheres, em flagrante violação aos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana”, afirma o deputado.

Dias antes da fala de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro também fez um comentário machista. Em conversa com apoiadores no Carnaval, ele chamou mulheres petistas de “feias” e incomíveis”.
 
Fonte: Metrópoles

Leia também