Nesta segunda-feira, 12, a Justiça Eleitoral determinou novamente a remoção de vídeos em que Pablo Marçal (PRTB) sugere o uso de drogas por Guilherme Boulos (Psol). As postagens foram divulgadas no Instagram, no último domingo, 12. Uma já foi removida.
Em uma das publicações consideradas ofensivas, Pablo Marçal pergunta: “Quem você prefere para governar a cidade de São Paulo? O bonitão ou o aspirador de pó?”. Na legenda, Marçal usou emojis de “M”, em referência ao seu bordão “Faz o M”, e um nariz. O prazo para remoção do conteúdo é de 24 horas, sob pena de multa.
“No primeiro vídeo o requerido novamente se refere ao autor Guilherme Boulos como usuário de entorpecentes”, destacou o magistrado na decisão. “No segundo também faz referência implícita ao candidato como aspirador de pó.”
A campanha de Boulos também solicitou direito de resposta pelo dobro do tempo dos vídeos originais, além de requerer que o Ministério Público Eleitoral se pronuncie sobre o caso. A defesa do psolista argumenta que tal medida “fere a legislação eleitoral brasileira e representa um grave ataque à democracia”.
O candidato pelo PRTB tem ameaçado, desde a convenção do seu partido, divulgar supostos laudos que mostrariam que há dois adversários cheiradores de cocaína.
Durante e depois do debate organizado pela Band, na quinta-feira 8, o empresário fez gestos com o nariz — comumente usados para se referir a usuários de drogas inaláveis, quando mencionava Boulos.
Ele também afirmou que o psolista frequenta “biqueiras” da cidade para buscar “o que mais lhe agrada”. Trechos desses momentos foram publicados por Marçal no Instagram, no Twitter/X e no TikTok.
Revista Oeste