Semana começa com previsão de tempestade, chuvas intensas e declínio de temperatura; CONFIRA SUA REGIÃO

Foto: Reprodução/Inmet
Foto: Reprodução/Inmet
COMPARTILHE
10/03/2025 09:06 | 5 min de leitura


Estão em vigor na manhã desta segunda-feira, 10, sete alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas, tempestade e frio.

Há dois alertas (vermelho e amarelo) de declínio de temperatura no Rio Grande do Sul; três de chuvas intensas no Norte e no Nordeste do país; um de acumulado de chuvas no litoral de Pernambuco; e um de tempestade em Santa Catarina.

 

Declínio de temperatura e tempestade no Sul

Declínio de temperatura no Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução/Inmet

Os alertas laranja (de perigo) de declínio de temperatura vale até as 8 horas da manhã para o extremo sul do  Rio Grande do Sul. A temperatura pode cair mais de 5ºC. Para a faixa central do Estado, o alerta amarelo (perigo potencial) indica queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC.

Inmet também alerta para tempestade em praticamente todo o Estado de Santa Catarina, para a faixa norte do Rio Grande do Sul e extremo leste do Paraná, incluindo a capital, Curitiba. Nessas regiões, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e cair granizo. Há risco de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, de queda de árvores e de alagamentos.

Acumulado de chuvas e chuvas intensas no Norte e no Nordeste

O alerta amarelo de acumulado de chuvas vale para todo o litoral da Paraíba, a faixa sul do litoral do Rio Grande do Norte e a faixa norte do litoral de Pernambuco. Nessa pequena região, pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há, porém, baixo risco de alagamentos, mas podem ocorrer pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.

Os dois alertas amarelos de chuvas intensas são para os Estados do Amazonas, Acre, Roraima e oeste do Pará, além de uma pequena faixa do Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta laranja de chuvas intensas vale para o Amapá, norte do Pará, do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Nessas áreas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Fonte: Revista Oeste

Leia também