Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia, critica fala de Macron sobre armas nucleares e diz que isso foi uma ameaça; VEJA VÍDEO

(Foto:EFE/EPA/THIBAULT CAMUS / POOL MAXPPP OUT)
(Foto:EFE/EPA/THIBAULT CAMUS / POOL MAXPPP OUT)
COMPARTILHE
Atualizado há 2 meses | 4 min de leitura


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quinta-feira (6) que a retórica nuclear do presidente da França, Emmanuel Macron, representa “uma ameaça" ao país.

"É claro que é uma ameaça à Rússia (...) (Macron) diz que é necessário empregar armas nucleares e se preparar para seu uso contra a Rússia. Isso, logicamente, é uma ameaça", disse Lavrov em uma entrevista coletiva.

Macron declarou na quarta-feira que estava aberto a estender o guarda-chuva nuclear francês aos seus aliados europeus diante da ameaça russa e defendeu a abertura de um "debate estratégico".

“(A Rússia) é uma ameaça para a França e para a Europa", afirmou Macron em um discurso à nação francesa.

A esse respeito, Lavrov disse que alguns países da Otan e da União Europeia acreditam que "Macron, para salvar sua reputação, que foi irremediavelmente pisoteada dentro da França, pode optar por medidas absolutamente insensatas".

O chanceler russo, que traçou um paralelo entre Macron e outros líderes que decidiram entrar em guerra com a Rússia (Napoleão e Hitler), assegurou que "ninguém o impede" de ligar para o ditador Vladimir Putin.

"Quanto a essas acusações francamente estúpidas de que a Rússia está preparando uma guerra contra a Europa e a França, Putin se manifestou em diversas ocasiões, descartando essas ideias como bobagens sem sentido", ressaltou.

Fonte: Gazeta do Povo

Leia também