Servidora é condenada após vazar mensagens da chefe no WhatsApp

Reprodução

O 3º Juizado Especial Cível de Taguatinga determinou que uma servidora pública pague R$ 3 mil de indenização por acessar e divulgar, sem autorização, conversas privadas da própria chefe, obtidas por meio do computador institucional. A decisão reconheceu que houve violação à honra, à intimidade e à reputação da gestora no exercício da função pública.

De acordo com o processo, a vít1ma exercia o cargo de gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1 do Riacho Fundo (DF) e foi alvo de uma agente de saúde pública subordinada, ambas lotadas na mesma unidade.

Segundo os autos, a gerente utilizava o WhatsApp Web em computador funcional e deixou a sessão aberta inadvertidamente. Aproveitando-se da situação, a subordinada acessou as conversas privadas, realizou capturas de tela e repassou o conteúdo a terceiros, sem autorização.

As mensagens obtidas de forma irregular foram divulgadas em grupos de servidores da área da saúde e nos stories do WhatsApp, acompanhadas de comentários depreciativos e até ameaçadores, com o objetivo de descredibilizar a gestora, fomentar conflitos internos e desestabilizar a administração da UBS.

Fonte:Metrópoles