Três pessoas foram baleadas no confronto entre policiais e criminosos na altura da Cidade Alta, zona norte do Rio de Janeiro, no início da tarde desta quarta-feira (12). O tiroteio interditou os dois sentidos da avenida Brasil e da Linha Vermelha, principais vias expressas da cidade.
Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel, da Polícia Militar, foi alvejado e teve que fazer um pouso forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha, também na zona norte. Os policiais que estavam na aeronave não ficaram feridos.
=A Polícia Civil informou que realiza uma operação nas comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral. A ação visa prender o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, líder do TCP (Terceiro Comando Puro) no Rio, que estaria escondido em uma casa no Complexo de Israel.
Um homem baleado deu entrada no Hospital Getúlio Vargas, que fica na região, mas não há confirmação de que a vítima tenha sido ferida no tiroteio.
Outras duas pessoas foram encaminhadas para o Hospital Municipalizado em Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As vítimas seriam passageiros de um ônibus que trafegava na avenida Brasil durante o tiroteio.
Segundo a Polícia Militar, a operação começou na comunidade da Serrinha, em Madureira, e se estendeu para a Cidade Alta após os agentes receberam a informação de que Peixão teria fugido da ação policial em direção à comunidade no Complexo de Israel.
Ainda de acordo com a polícia, criminosos fecharam as pistas das principais vias da cidade, que cercam a região, para impedir a chegada dos agentes. Também foram colocado fogo em barricadas nos acessos à Cidade Alta. Ao entrar na comunidade, as equipes teriam sido recebidas a tiros por traficantes.
Não há informações sobre prisões ou apreensões.
Nas redes sociais, há imagens de motoristas abandonando os carros e se abrigando em muretas para tentar se proteger do tiroteio.
Outras imagens mostram um ônibus atingido por tiros na rua Bulhões Marcial, em Vigário Geral.
O Centro de Operações da Prefeitura emitiu um comunicado nas redes sociais pedindo atenção dos motoristas que passam pela região.
A MobiRio divulgou que o trecho entre as estações Cidade Alta x Mercado S. Sebastião da Transbrasil está interrompido por conta de ocorrência policial. Está afetada a operação da linha 60 - Deodoro x Gentileza (Parador).
A Supervia informou que, em razão do confronto nas proximidades da estação de trem Vigário Geral, cinco estações foram fechadas.
QUEM É PEIXÃO
Peixão fundou o Complexo de Israel em 2021, durante a pandemia de Covid-19, aproveitando a ausência de operações policiais nas favelas. Após tomar territórios do Comando Vermelho, ele uniu as comunidades com pontes, sendo a maior sobre o rio Pavuna. As obras facilitaram o deslocamento de seus comparsas, que se autodenominam Tropa do Arão —o nome que Peixão escolheu após se batizar como evangélico.
Em Parada de Lucas, o traficante ergueu dois espaços de luxo. Em um deles, há um grafite de 10 metros de altura com a frase: "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor". A mesma imagem conta com uma representação da favela e, ao fundo, o Domo da Rocha, local sagrado em Jerusalém. Em primeiro plano, homens vestindo uniformes militares com a bandeira de Israel.
O Complexo de Israel é formado pelas favelas Parada de Lucas, Cidade Alta, Vigário Geral, Cinco Bocas e Pica-Pau e é próximo a vias importantes da cidade, como Linha Vermelha, Washington Luís e Avenida Brasil.
Fonte: Folha de S.Paulo