O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter sido sabotado durante a Assembleia Geral da ONU e exigiu uma investigação em um post na rede Truth Social nesta quarta-feira.
"Uma verdadeira vergonha aconteceu nas Nações Unidas ontem. Não um, não dois, mas três eventos muito sinistros! (...) Isso não foi uma coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam ter vergonha. Estou enviando uma cópia desta carta ao secretário-geral e exijo uma investigação imediata. (...) O Serviço Secreto está envolvido", acusou.
O republicano disse que sofreu com três falhas técnicas durante sua participação no evento:
Trump foi à sede da ONU para discursar na Assembleia Geral, acompanhado de Melania e de uma comitiva. Jornalistas registraram o momento em que o casal chegou ao local e subiram na escada rolante. Logo após entrarem, a escada parou abruptamente.
As imagens mostram que Melania apoiou as duas mãos no corrimão para evitar cair. Em seguida, o casal olhou para o lado. Com a escada travada, Trump e a mulher decidiram subir pelos degraus normalmente.
Durante seu discurso na Assembleia Geral, Trump comentou o episódio enquanto criticava as Nações Unidas.
"Acabei com sete guerras, negociei com os líderes desses países e nunca recebi um telefonema das Nações Unidas oferecendo ajuda para finalizar o acordo", afirmou. "Tudo o que recebi das Nações Unidas foi uma escada rolante que, na subida, parou bem no meio."
O presidente dos EUA também afirmou que o teleprompter da ONU — ferramenta usada para que os chefes de Estado leiam seus discursos — estava com problema. Mais tarde, a organização esclareceu que a Casa Branca estava operando o equipamento.
Ainda nesta terça-feira (23), dia do incidente, a ONu se pronunciou sobre a falha na escada rolante. Afirmou que um profissional da Casa Branca que subiu os degraus de costas para filmar a chegada do presidente e da primeira-dama pode ter acionado sem querer um mecanismo de segurança a atingir o topo do equipamento.
"O mecanismo de segurança é projetado para impedir que pessoas ou objetos sejam acidentalmente presos ou puxados para a engrenagem. O videógrafo pode ter acionado inadvertidamente a função de segurança", diz o comunicado.
Fonte: G1