Veja como perder peso e ter mais disposição com a ajuda do magnésio

Getty Images
Getty Images
COMPARTILHE
14/09/2024 10:00 | 5 min de leitura


O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo, atuando na produção de energia e nos processos necessários para a saúde muscular e do sistema nervoso. Disponível em diversas formas, cada tipo de magnésio oferece benefícios específicos para o corpo.

O citrato de magnésio é uma das formas mais recomendadas do mineral. Ele obtido combinado com o ácido cítrico, o que facilita sua absorção pelo organismo. De acordo com a nutróloga Jennifer Emerick Ramos, essa versão é a que é mais aproveitada pelo corpo.

“As principais vantagens do citrato de magnésio são sua facilidade de absorção em relação às outras formas e os efeitos específicos que ele oferece como a regulação do intestino (com efeito laxante leve), melhora do metabolismo e aumento da energia”, explica.

Jennifer acrescenta que o citrato de magnésio é particularmente eficaz na eliminação da fadiga, pois ele participa da síntese de ATP (adenosina trifosfato), principal fonte de energia das células.

“Quando os níveis de magnésio estão baixos, a produção de energia pode ser comprometida, levando ao cansaço e fadiga crônica. Suplementar a alimentação com citrato de magnésio pode melhorar a eficiência energética e reduzir a sensação de cansaço físico e mental”, diz.

Além disso, o magnésio melhora o metabolismo e regula o equilíbrio dos açúcares no sangue, evitando picos de glicose, o que pode ajudar no controle do peso. No entanto, a nutricionista esportiva e funcional Thaís Barca, da Clínica CliNutri, em São Paulo, ressalta que o mineral não funciona como uma “solução mágica”.

Thaís esclarece que o ideal é combinar a suplementação com ajustes no estilo de vida, como hidratação adequada, alimentação equilibrada, controle do estresse e prática regular de atividade física. “O magnésio pode ser a ‘cerejinha do bolo’ no controle do peso, mas é essencial adotar um estilo de vida saudável para obter melhores resultados”, afirma.

Quando a suplementação é necessária

O uso excessivo de magnésio, especialmente na forma de citrato, pode causar efeitos colaterais como diarreia, cólicas, desconforto abdominal, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, uma overdose de magnésio pode causar arritmias, dificuldades respiratórias e queda acentuada da pressão arterial.

O diagnóstico da falta de magnésio é confirmado através de um exame de sangue convencional ou exame de urina.

A suplementação pode ser necessária em casos específicos, como:

Deficiência de magnésio: se os níveis do mineral no sangue estiverem baixos;

Condições de saúde específicas: diabetes tipo 2, osteoporose, síndrome metabólica, enxaquecas e problemas cardiovasculares;

Condições que aumentam a perda de magnésio: uso de certos medicamentos diuréticos e alguns antibióticos pode reduzir os níveis de magnésio no corpo, assim como exercício físico intenso e estresse crônico;

Durante a gravidez e lactação: as gestantes e puérperas podem ter maior necessidade de magnésio para apoiar o desenvolvimento do bebê e manter a própria saúde óssea e cardiovascular;

Dietas restritivas: veganos, vegetarianos e pessoas que seguem dietas de baixa caloria ou altamente processadas.

Fonte: Metrópoles

Leia também