Vídeo: crítico do islã é alvo de ataque com faca na Alemanha

Reprodução/Twitter/X
Reprodução/Twitter/X
COMPARTILHE
31/05/2024 11:11 | 2 min de leitura


A cidade alemã de Mannheim, em Baden-Württemberg, foi palco de um ataque com faca nesta sexta-feira, 31, que envolve um conhecido crítico do islã. O político Michael Stürzenberger, de 59 anos, foi o alvo principal do atentado.

A ação violenta foi gravada por várias pessoas. O agressor, um jovem de óculos e barba cheia, ainda não foi identificado. A organização Cidadãos Pax Europa (BPE, da silga em inglês) confirmou o ataque ao jornal alemão Bild. Em um ato premeditado, o criminoso também atacou um policial antes de ser baleado.

BPE classifica o ataque na Alemanha como terrorismo
Stefanie Kizina, tesoureira da BPE, declarou a situação para além de um caso de violência. “Isso não foi um ataque, mas um ato de terrorismo”, disse. “A agressão aconteceu antes do início do evento, o que indica premeditação. A crítica religiosa deve ser permitida, é um elemento central da iluminação europeia!”

O ataque ocorreu no Marktplatz de Mannheim por volta das 11h35. Stürzenberger estava programado para falar em um evento da BPE, que iria das 12 às 18 horas, no horário local, com o objetivo de promover a “esclarecimento”. O evento exibia bandeiras da Alemanha e de Israel e a mensagem “Pare o islã político”.

Minutos depois do ataque, parte do público tentou deter o agressor, que conseguiu se libertar e atacou um policial, esfaqueando-o nas costas. Outro policial atirou no criminoso, que foi rapidamente neutralizado. A polícia já estava próxima, protegendo o evento.

Fonte: Revista Oeste

Leia também