Bactéria fatal na carne: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas rivais da Sadia após risco

 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Sadia/Freepik)
(Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Sadia/Freepik)
COMPARTILHE
17/06/2024 08:31 | 12 min de leitura


Toda vez que vamos a um supermercado para comprar alimentos precisamos sempre estar atentos quanto à qualidade dos produtos que escolhemos.

E esse cuidado afeta principalmente os produtos que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.

Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes, congelados e afins com a data de validade vencida e em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências extremamente graves e até fatais, como uma desidratação profunda.

Proliferação de bactérias
Isso sem falar nos riscos de uma proliferação de bactérias dos alimentos, comuns em más condições sanitárias.

Um desses riscos se trata da teníase, uma doença grave causada por parasitas.
 
Geralmente a mesma é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme).

Fora isso, ainda existem riscos dessas mesmas bactérias atingirem nosso sistema nervoso e causar até mesmo uma cegueira se estiver associada neurocisticercose*

(*Quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central)

Não é a toa que órgãos regulamentadores, como a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspecionam minuciosamente alimentos diversos, principalmente esse tipo de produto comercializado diariamente em supermercados e açougues.

Eles analisam marca por marca, e lote por lote, afim de combater qualquer risco que possa causar danos maiores a população.

Falando nisso 3 marcas de carne, rivais da Sadia nas prateleiras dos mercados, enfrentaram esse tipo de proibição e tiveram alguns lotes retirados às pressas por justamente apresentar esses riscos.

1-BF Meat- Bactéria fatal
Em 9 de março de 2022, a ANVISA determinou a proibição de um lote da marca BF Meat, mais precisamente da Carne Resfriada de Bovino sem Osso– Filet Mignon 34.

O processo foi feito pela empresa de forma voluntária por meio da Resolução RE nº 721, devidamente publicada no Diário Oficial da União.

O produto é de responsabilidade da empresa Berfrigo Alimentos, e a validade do lote atingido possuía validade até 28/3/2022.
 
Decreto da ANVISA contra a BF Meat (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)
 
 
A situação ocorreu após constatarem a presença de Salmonella na composição.

A Salmonella é considerada uma bactéria fatal pois em casos mais graves ela tende a causar a desidratação profunda, que como mencionamos acima, pode levar o consumidor à óbito.

Esse fato atingiu SOMENTE o lote mencionado acima, sendo assim, os demais produtos da marca continuam sendo comercializado normalmente.

Inclusive, ao procurar pelo site oficial da marca deu para constatar que a marca está em busca de inovação.

Fora isso as suas redes sociais oficiais contam com 2021 seguidores aonde a mesma posta diariamente novidades da marca, como podem ver na imagem abaixo:
 
 
Perfil oficial da BF Meat nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)
 
 
Ao procurar declarações ou notas oficiais da empresa comentando o ocorrido, as mesmas não foram encontradas.

Lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma exponha sua versão dos fatos.

Importância da BF Meat:
Desde sua fundação, a BF Meat tem sido pioneira na indústria de processamento de carnes bovinas, construindo uma reputação sólida baseada em excelência e qualidade.

Ao longo dos anos, a empresa cresceu de maneira constante, mantendo sempre um compromisso inabalável com a qualidade em cada etapa do processo.

2-Rei das Carnes- Informações incoerentes
Já no dia 22 de agosto de 2023, a ANVISA através da RESOLUÇÃO-RE Nº 3.136, publicada no Diário Oficial da União, proibiu a venda dos Produtos Cárneos Congelados da marca Rei das Carnes Gourmet.

De acordo com a resolução mencionada, a medida afetou TODOS os lotes, cujos quais foram fabricados pela empresa Cooperativa Pecuária Holambra; Supermercado Rei das Carnes Ltda, de CNPJ desconhecido.

A medida foi motivada considerando uma denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental, do Estado de Minas Gerais, por conta das informações constantes na rotulagem de produtos cárneos congelado estarem incoerentes.

 
Decreto da ANVISA contra o Rei das Carnes Gourmet (Foto Reprodução/Vigilância Sanitária)
 
Fora isso, havia indícios que o estabelecimento responsável não se encontrava devidamente regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias também eram uma incógnita.

Um produto do gênero que não possui informações coerentes ou origem conhecida podem ser classificados como clandestinos.

O que representa uma falta de garantias quanto às condições higiênico-sanitárias em que esses produtos foram fabricados.

Ao procurar a situação atual da empresa, bem como manifestações a respeito do ocorrido, não foram encontradas nenhuma informação correspondente.

Lembrando que o espaço permanece sempre aberto para que as empresas possam expor a versão dos fatos.

3- Best Beef
Para finalizar, no dia 02 de junho de 2023, a ANVISA decretou a proibição da famosa Best Beef após constatar sérios riscos de contaminação por salmonela.

A RESOLUÇÃO-RE Nº 2.000, DE 2 DE JUNHO DE 2023, foi publicada no Diário Oficial da União, aonde deixou expressamente proibida a distribuição, comercialização e consumo de um lote do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, da marca Best Beef*.

O lote afetado tinha como data de fabricação: 06/05/2023 cuja validade correspondia a: 03/09/2023.

(*Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA, CNPJ nº 88.728.027/0001-46)

Fora isso, o recolhimento do produto foi feito de forma voluntária, o que significa que o processo de retirada é iniciado pela empresa responsável pelo produto, após identificar uma situação de risco sanitário.
 
Aviso de Risco emitido pela Anvisa e publicado no DOU (Foto Reprodução/Prefeitura de Florianópolis)
 
A proibição afetou SOMENTE os lotes mencionados e a marca continua ativa no mercado.

Suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através dela a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.

Inclusive, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações deixa claro que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.

Como podem ver na imagem abaixo:
Best Beef se compromete e garante a qualidade dos seus produtos (Foto Reprodução/Instagram)
 
Qual a importância da marca Best Beef do Frigorífico Silva?
De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro.

Em 1983, foi comprada a unidade industrial do Frigorífico Frisama, em Santa Maria, que faliu antes de operar a nova fábrica. Desde a década de 80.
 

Foi na década de 90 que o frigorífico implantou a marca  Best Beef e nos anos 2000, a grande sacada foi a certificação da carne hereford.

Em 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho da marca, poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.

Com informações da TV Foco

Leia também