Comida requentada faz mal? Entenda quais são os ricos da famosa marmita para a saúde

Créditos: Canva
Créditos: Canva
COMPARTILHE
06/05/2024 07:53 | 4 min de leitura


A maioria das pessoas tem um dia a dia muito corrido para conseguir fazer comida fresca todos os dias. Por isso, é comum que as pessoas preparem marmitas com antecedência para conseguir se alimentar durante a semana mesmo com uma rotina pesada. No entanto, a comida requentada pode apresentar problemas à saúde se a marmita não tiver sido feita do jeito certo. 

Tem algum problema comer comida requentada?
Comer comida requentada pode apresentar riscos para a saúde, sabia? Isso acontece se você não seguir uma série de pequenas regras de preparo e armazenamento.

O maior perigo da comida requentada está no possível crescimento de bactérias e outros micro-organismos tóxicos para o nosso corpo. Quando nós cozinhamos um alimento, o calor mata a maior parte desses micro-organismos, mas alguns ainda podem sobreviver.

Quando a comida é requentada da forma errada, essas bactérias podem se multiplicar rapidamente e tomar o prato do dia impróprio para o consumo. Ou seja, se você não desperdiçar comida jogando-a fora, ainda pode sofrer com intoxicação alimentar.

Como guardar a comida fresca?
Acabou de fazer a comida para montar as marmitas e acha que deve deixá-las fora da geladeira até esfriar para a temperatura ambiente? Nem pensar! Assim que terminar de cozinhar, troque o recipiente e leve para a geladeira ainda quente.

Só nesse período que o arroz fica na panela em cima do fogão esperando esfriar é suficiente para azedar e aumentar a proliferação de bactérias resistentes ao calor.

Como requentar a comida do jeito certo?
Na hora de esquentar a marmita, também é preciso bastante atenção. Isso porque é necessário aquecê-la por pelo menos 5 minutos no micro-ondas. Menos do que isso, as chances da comida não ter sido aquecida por igual são muito altas. Para evitar que isso aconteça, na metade do tempo, você pode retirar o recipiente do micro-ondas e misturar a comida.

Pode requentar comida quantas vezes?
Diferente do que muita gente pensa, só se pode requentar a comida uma vez! Ou seja, se você não pretende comer toda a sobra que tem na geladeira, é melhor transferi-la para outro recipiente, apenas com a quantidade que você deseja comer.

Quanto tempo a comida pode ficar na geladeira?
Contando a partir do dia em que a comida foi cozida, ela pode ficar na geladeira por apenas cinco dias. Se você fez uma quantidade maior para durar mais tempo, você deve congelar a comida para não precisar desperdiçar.

E lembre-se: jogue fora qualquer alimento que esteja com odor, aparência e sabor diferentes. Não se arrisque!

Fonte: Tudo Gostoso

Leia também