Influencer que engravidou após DIU e laqueadura teve mais 'sorte' do que alguém que joga na Mega-Sena

Foto: Montagem/g1
Foto: Montagem/g1
COMPARTILHE
06/05/2024 12:31 | 5 min de leitura


O g1 mostrou o caso de Brenda Nathielle, influenciadora de Nova Serrana que engravidou com o uso do DIU e, em seguida, engravidou novamente, mesmo tendo feito laqueadura.

A pedido da reportagem, o matemático Júlio César Miranda Martins fez algumas probabilidades utilizando a estatística para mostrar que o fenômeno é raro, mas pode, sim, ocorrer.

Uma das comparações feitas pelo especialista é de que é mais fácil engravidar com DIU e laqueadura do que ganhar na Mega-Sena. Veja o cálculo abaixo.

Segundo a médica obstetra Marina Neves, que fez o procedimento de laqueadura em Brenda, o DIU tem uma taxa de falha inferior a 1%, pois mesmo dentro da cavidade uterina, não impede todas as implantações.

Já a laqueadura – com uma taxa de falha de 0,5%, ou 1 para cada 250 casos – envolve cortar as trompas, mas o óvulo, por ser pequeno, pode escapar e ser levado até a extremidade cortada pela cavidade pélvica.

Segundo o matemático, na medicina não existem métodos contraceptivos totalmente eficazes e que a falha não implica em erro médico.

"Nesse contexto, e de acordo com a explicação da médica, não existe método contraceptivo 100% eficaz, ou seja, sempre haverá chance de falha, ainda que ínfima, diminuta. Importante destacar, conforme ressaltou a médica, que 'a falha de um método contraceptivo não significa que houve erro do médico ou do hospital onde foi realizado o procedimento'", pontuou Júlio.

'Para se ter uma ideia, segundo a literatura, estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. Portanto, é mais fácil uma mulher ter uma gestação gemelar do que engravidar após ter passado por métodos contraceptivos", completou.
Há outros eventos, também improváveis, mais difíceis de acontecer em relação ao acaso de gestações como as da moradora de Nova Serrana.

"Assim, a nível de comparação, é mais provável que ocorra uma falha com o DIU ou com a laqueadura, do que o asteroide Bennu (um dos mais perigosos do Universo devido ao risco real de impacto com o nosso planeta) colidir com a terra até o ano de 2300. A probabilidade, segundo cientistas da Nasa, é de 1 em 1.750, ou seja, aproximadamente 0,057%".
Ainda segundo Júlio, pesquisas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que probabilidade de um avião cair é de, aproximadamente, 1,27 por milhão de voos.

Portanto, neste caso, é mais fácil um avião cair do que engravidar com utilizando os dois métodos.

"E, por fim, não poderíamos esquecer da Mega-Sena, jogo bastante popular. A probabilidade de ganhar a Mega-Sena com um jogo simples, de seis números, é de menos de 1%".

"O cálculo nos mostra que essa probabilidade não é zero, mas é bem próxima disso. Portanto, é mais provável que ocorra uma falha com o DIU ou com a laqueadura do que ganhar a Mega-Sena com um jogo simples, de seis números, mas, para não desamparar quem arrisca uma “fezinha”, é importante esclarecer que a probabilidade de ganhar a Mega-Sena só aumenta se o apostador, em um mesmo concurso, fizer diferentes combinações de números", finalizou o matemático.

Foto: Anna Lúcia Silva/g1

Fonte: G1

Leia também