Laudo veterinário revela causa da morte de Golden Retriever em voo da Gol

Foto: Reprodução/Instagram @joaofantazzini.oficial
Foto: Reprodução/Instagram @joaofantazzini.oficial
COMPARTILHE
04/07/2024 17:21 | 3 min de leitura


A Polícia Civil divulgou um laudo oficial sobre a morte de Joca, um cão da raça Golden Retriever, que morreu durante um voo da Gol Linhas Aéreas. O incidente ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e gerou discussões sobre os riscos e medidas de segurança no transporte aéreo de animais.

O laudo veterinário revelou que a causa da morte foi um choque cardiogênico, resultado de hipertermia, elevação extrema da temperatura corporal.

"Um distúrbio circulatório associado à redução do rendimento cardíaco, resultado da falência do coração em bombear adequadamente o sangue", diz trecho do laudo.

A veterinária Fátima Martins explicou à TV Globo que o estresse intenso e a desidratação resultaram no desfecho fatal. Joca tinha comorbidades cardíacas que, embora menos determinantes, também contribuíram para a sua morte.

Relembre o caso

No dia 22 de abril, Joca deveria ser transportado de Guarulhos para Sinop (MT), mas foi enviado por engano a Fortaleza (CE). Devido a esse erro, o voo durou quase oito horas, ao invés das duas horas e meia previstas. Quando retornou a Guarulhos, Joca foi encontrado morto.

"Quando o laudo fala que os órgãos apresentavam vasos ingurgitados de eirtrícitos, isso se deu à falta de oxigenação. No meu ponto de vista, ele teve, então, uma hipertermia, um quadro de hipertermia e estresse que levou esse quadro de choque cardiogênico", ressaltou a veterinária.

E continuou:

"O próprio estresse que ele passou já poderia levar a óbito. E o estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, e vivia muito bem com elas e não era limitante, ele não teria morrido. Ele tinha alterações cardíacas, porém o agravante foi a hipertermia que levou a desidratação e o choque hipovolêmico".

Fonte: Pleno.News

Leia também